quinta-feira, 2 de abril de 2009

Hora do Planeta..o antes e o depois!

Parece que a Hora do Planeta ecoou por todo mundo!..

Pesquisando noticias sobre este tema, pós Hora do Planeta em Portugal e no mundo, encontrei num site este comentário que achei bastante interessante:

"Cambada de abrunhos estes ambientalistas. Quando toda a gente decidir ao mesmo tempo ligar as luzes, o pessoal das centrais electricas até vai dar pulos. Parece que ninguem se lembrou que no instante que qualquer aparelho electrico é ligado, consome muito mais energia. Assim gastamos a energia que nao se gastou no tempo do apagão, e ainda mais um bocado. E isto para não falar na sobrecarga perigosa que as centrais vao ter... Mas pronto... "

O meu íntimo riu ao ler este comentário! (também pelo "abrunho", que adorei!).
Este é, realmente, um mundo de dualidade e não existe o sim sem o não, o fraco sem o forte, o bom sem o mau. Existe sempre o outro lado da moeda. E, suponho eu, ainda bem que assim é!..

Achei este comentário muito interessante, pois o comentador não deixa de ter razão no seu ponto de vista mais técnico (o que não deixa de ser um ponto de vista válido!). Acho que é do conhecimento geral (senão eu não saberia!) que é no momento de arranque que os sistemas eléctricos consomem mais energia. Tem toda a lógica! Quando pegamos numa bicicleta para pedalar o momento de maior esforço físico é no arranque.

O que eu acho que ele talvez se possa ter esquecido é que esta foi uma acção de sensibilização para o consumo energético que cada pessoa faz no seu dia-a-dia e, assim sendo, talvez valha a pena sacrificar as centrais electricas por uma hora. É verdade que fazer um Hora do Planeta todos os dias não iria concerteza ser benéfico para o planeta..pelas razões que o comentador aponta. Aí estariamos mesmo a ser todos uns "abrunhos" dos grandes!

Mas o mais interessante para mim deste comentário é que ele, subtilmente, põe o dedo numa ferida que poderá haver em torno desta questão e que remete directamente a responsabilidade a todos nós..

Por vezes, a febre dos eventos e talvez algum exagero e aproveitamento do temas (como o fazem, geralmente, os políticos) tapa o real significado dos mesmos, transformando-os muitas vezes até em moda!.. E que depois de passar, se esquece...

Se apenas aderimos à Hora do Planeta no dia 28 às 20:30 e passado essa hora continuamos a fazer a nossa vida normal, sem dar continuidade ao que o impacto dessa sensibilização possa ter provocado no nosso coração, eu vou dar toda a razão ao comentador e apreciar sua intervenção inteligente e factual! Não valeu de nada termos desligado as luzes num acto simbólico. Apenas criámos mais sobrecarga e mais gastos energéticos, ao invés do que se possa ter pensado.

Mas se, antes ou depois da Hora do Planeta, nossa consciência acerca do tema mudou/ se fortificou e passámos a ter mais cuidado a nível dos consumos energéticos que diariamente fazemos, não só pelas contas ao fim do mês mas por uma diminuição do consumo dos recursos da nossa Casa-Mãe, por respeito a Ela e pelos beneficios a nível global que advirão desse gesto, então já não concordo com o comentador (mas respeito-o e agradeço-lhe porque me ajudou a discernir) e digo que valeu a pena termos sacrificado as centrais e aumentado globalmente os consumos energéticos em relação aos padrões normais, uma hora de um dia.

Há comentários que vêm por bem!!
E você? Vai pensar pela sua cabeça e seguir sua consciência fazendo o que acha que deve fazer ou vai escolher ser "abrunho"? ;)

Namasté!!
(acabei de achar um blogue sobre o tema que, num primeiro relance, me pareceu bastante interessante: http://ecolouca.wordpress.com/)

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá
adorei essa do "abrunho" que por vezes até somos!!!!
Tem toda a lógica, esperamos que esta paragem sirva essencialmente para temos mais contenção no uso da energia.
Vamos dar uma ajuda ao Planeta e a nós.
Beijinho
Salmandra

tapete vermelho disse...

Namasté salamandra!!
É bom aparecerem este tipo de comentários "do contra" para nos fazer pensar, contrabalançar, e equilibrar, né?!! :)
Fique em Paz!!*