sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

..O Anjo, o Diabo e o Super-Herói..

Certo dia, ouvi uma história contada na primeira pessoa que me fez pensar, não apenas no "meu mundo" mas, num outro que está à minha volta e que pensei ser ficção nos dias de hoje...

Esta bela senhora, que ria e chorava ao mesmo tempo, nos seus esbugalhados olhos azuis-transparentes e que era aparentemente vaidosa como reflexo da sua beleza interior, contou-me que, pelo simples facto de ser dona deste dito estabelecimento, situado numa zona de passagem privilegiada, nesta dita cidade predominantemente turística, - estabelecimento este que conseguira à custa do seu trabalho vendendo flores na praça, depois de ter vindo fugida de Angola onde perdera tudo o que tinha - está, desde há alguns anos a esta data, a ser vítima do chamado mau-olhado, da gânancia e mesquinhês de um tal senhor de nome "Pedra no Sapato", que quer para si este tal estabelecimento tão bem posicionado para o comércio.

Então, o Sr. Pedra no Sapato está à espera que a senhora morra para, enfim, poder realizar o seu "querer" e, obter ele todos os lucros que tal estabelecimento possa dar, provindo dos bolsos dos turistas!

Mas ele não está só à espera que ela morra, está também a fazer de tudo para que ela morra mais cedo!..Sem ter de lhe tocar, é claro!..Ao que já contratou uma cambada para o ajudar nesta empreitada, proibindo-a também (não sei como - ela não me contou) de tornar o seu estabelecimento atractivo e de vender o produto que, usualmente, vendia e de onde tirava o seu rendimento para viver.

Perante esta história, eu fiquei pensativa e abismada sobre a ainda existência deste seres medievais, que pensava já estarem extintos... e decidi ajudar esta bonita senhora com olhos de luz, pensando em várias maneiras de como o poderia fazer. De imediato, me veio à cabeça a solução: levar a cena a tribunal público, expondo o caso nos jornais, na TV, mover a população contra este Sr. Pedra para que todos soubessem quem ele é e o mal que está a fazer, falar com o presidente da câmara, sei lá, expôr esta calamidade!! "...E se o presidente da câmara for o Sr. Pedra no Sapato?.. É melhor não envolver a política nisto, uma vez que política e medieval se assemelham muito... E vai daí, é mesmo ele! O que pode bem ser! E depois quer é acabar comigo!.." - pensei.

Depois deste zig-zag de pensamentos, acabei por tirar a capa de super-herói, desinsuflar o homenzinho armado em avião, poisar os pés na terra e perguntar-me: "Será que esta senhora não tem de viver isto que está a viver? Quem sou eu para influenciar no processo dela?..Nem no tango, nem na dança do Karma se pode dançar sozinho...Será que o Sr. Pedra no Sapato mais a sua trupe não estão apenas a fazer o seu papel, e ela o dela nos seus processos de evolução em conjunto?"

E decidi não fazer nada do que o super-homem me dizia para fazer. Não sou eu que vou dar uma lição a este homem, que segundo o meu parecer, ainda vive muito nas trevas...talvez seja esta senhora, que com o seu finca pé e o letreiro estampado nos seus olhos a dizer "Eu não saio daqui!! Ah! E sou imortal!" o façam cair em si!!... Mas lá ia eu, qual D. Quixote voador, desembainhar esta história com a minha espada egóica.

Acabei por dar ouvidos ao meu Diabinho que veio ter comigo e disse: "Esquece lá isso!! que tens tu a ver com essa história? Vai mas é à tua vida e não te preocupes com os outros!" E fui!

Saí dali ainda com um sentimento escuro no peito, em que sentia que tudo à minha volta era conspiração, manipulação e ganância...E não queria acreditar que o mundo e as pessoas pudessem ser tão escuras e arcaicas. Mas tal sensação desapareceu rápido ao pressentir que a luz sempre vence as trevas, (ou, não é por acaso que o bom sempre venceu o mau nos filmes) e que, embora haja restos de trevas por aí elas só servem, de alguma forma, para servir a luz!! E que todos esses sentimentos de ganância, inveja, traição, manipulação estão realmente em extinção, ou esta crise não estaria a tirar o tapete debaixo do pé de tantos!!..na tentativa de os fazer mudar de pólo!.. (Pode ser que o Sr. Pedra também seja contemplado nesta sorte!)

No fim, enquanto ia com o meu Diabo despreocupado e individualista em cima da orelha, que assobiava e sorria com ar de vencedor, um anjo soprou ao meu ouvido e me fez descobrir qual era e é, realmente, a melhor forma de ajudar!!... Enviar Luz!! Apenas enviar Luz!! Tão simples!...E tão poderoso! Enviar Luz!! - principalmente ao Sr. Pedra no Sapato que, ele próprio e sem se dar conta disso, já deve estar farto de andar na escuridão...porque ser ganancioso, querer tudo só para ele e andar sempre a magicar planos para conseguir o que quer, deve cansar!!

A solução não estava em sair por aí a esbaforir fogo pela boca para que, camuflada por um "querer ajudar", todos vissem como sou grandiosa e poderosa, como me dizia o meu super-herói para fazer; até porque, se tivesse vestido a capa, o máximo que iria conseguir, seria muita barulheira, julgamento e o caso iria concerteza acabar por cair no esquecimento! E em que teria ajudado eu?? Que egozinho mais matreiro!..

A solução também não estava em deixar de dar qualquer importância ao caso, como me falava o meu diabo, porque algo em mim saíu dali insatisfeito, sentindo que queria realmente ajudar de alguma forma...

Foi então que surgiu o meu calmo anjo que me disse: "podes ajudar sim, mas de uma forma muito mais subtil, mas muito mais poderosa! A luz!" E fez-se luz!

Esta pequena história que vivi fez-me perceber que está implicito no ser humano dar de si para ajudar o outro! Agora depende de quem é que está por trás, o Ego ou a Alma!.. O Super-Herói ou o Anjo... Sim, porque o verdadeiro vilão não é o Diabo, mas o Super-Herói com o seu Super-Ego. Esse sim é o mau, o que arde em chamas, o que incha com o calor e que faz queimar; já que o Diabo é uma espécie de Saci-Pereré, onde o que arde é apenas o tabaco do seu cachimbo, o emdiabrado que está ali apenas para confundir, o traquina que salta do bom para o mau e que vendeu a alma aos dois!

É incrível como o nosso ego quer logo ser o maior!! Mesmo inconscientemente! É impressionante como ele se manifesta tanto e tantas vezes no nosso dia-a-dia e a gente nem dá por isso!!

Agradeço, no entanto, ao meu Super-Herói e ao meu Diabo que serviram e me ajudaram para que acabasse por escolher o meu Anjo!!

Foi assim que fui descobrir que todos temos - eu, pelo menos, tenho - um anjo, um diabo e um super-herói na hora de decidir e agir nas mais pequenas coisas!!

(Ah! e porque não ajudarmos todos o Sr. Pedra no Sapato e a sua trupe?!! - deixo a dica para quem quiser enviar a sua Luz!!)

Sem comentários: