domingo, 23 de agosto de 2009

Plutão em Capricórnio e em mim.

Há uns tempinhos que tenho vindo a pensar no assunto que agora venho aqui colocar..Como já referi em textos anteriores eu não possuo grande prática ou sequer teoria em astrologia. É um assunto que me fascina mas que eu questiono muito! Mas mesmo muito!...não sei porque assim é, mas assim é.
Então, já há algum tempo que me vêm ao espirito o assunto sobre o trânsito de plutão em capricórnio, um transito com pouca idade que vai perdurar ainda alguns aninhos (12, acho eu..). Lendo por aqui e acolá constato que, por unanimidade geral, plutão simboliza a transformação, a morte em função do renascimento...talvez seja este o planeta autor da célebre frase "no mundo nada morre..tudo se transforma". Por outro lado, Capricórnio é elemento Terra. Logo aí denuncia practicidade. No meu entendimento e derivado de várias leituras, capricórnio significa organização, metodologia no sentido de se alcançar um qualquer objectivo na sua ânsia de ser levado mais alto, a uma realização que o preencha. Nesse sentido é autodisciplinado, reservado, paciente e esforçado para alcançar esse objectivo.
Mas como plutão é um planeta transpessoal, ele é um planeta que influência predominantemente um todo ultrapassando a esfera pessoal. Plutão, através da união das várias individualidades que nasceram sob a sua influência num signo especifico, transforma e afecta uma energia global planetária que vai espelhar essas mesmas caracteristicas de forma a transformar o todo, tanto a nível superficial como no mais subtil.
Tudo isto para dizer que, ultimamente e talvez desde que plutão abandonou sagitário (tendo sido evidente a sua passagem por este signo, uma vez que foi durante este periodo que se assistiu ao boom da espiritualidade, da busca da fé, da entrega, da necessidade de voltar a face para o céu que caracterizam o lindissimo signo de sagitário - e que coincidiu com a minha abertura para a espiritualidade dessa mesma forma) agora tenho vindo a "sentir" que plutão em sagitário veio preparar-nos para plutão em capricornio..é dificil colocar isto que sinto em palavras.. é como se agora fosse a altura de colocar em pratica tudo o que explodiu internamente a nivel espiritual aquando da passagem de plutão em sagitário..podiamos saber tudo aquilo que já era a nossa verdade interna e que se destapou com a ajuda de Plutão em Sagitário despertando-nos para toda esta envolvente mais humanitária, mais preenchida energeticamente, mais luminosa...sentir aquela energia, aquela presença divina que se aproximou de nós nesse periodo mas colocar tudo isso em prática é um pouco diferente..é um outro desafio...colocar toda essa liberdade, toda essa sabedoria interna em prática...para mim, é esse o desafio de plutao em capricórnio! É o que tenho vindo a sentir..é o que significa para mim.. Como se a vida dissesse: "Agora chega! Agora é hora de, por alguma forma, colocares em prática tudo o que tens aí dentro.".. É tempo de pôr em prática a nossa verdadeira espiritualidade! Porque uma pessoa pode dizer-se muito espiritual..mas concerteza continua a ter ego!..Porque ele sempre está lá!..Esta é a altura para sermos originais..acreditando no nosso potencial..na nossa força interior que se desfolha em mil formatos diferentes uns dos outros! não precisamos ser todos iguais! nem na espiritualidade nem na china!! é isso que ando a sentir!! e por vezes me vem um medo, um receio de se andar a enfiar a espiritualidade num caixote..numa forma..quando ela não pode sequer lá caber...
esta é a minha leitura do significado de plutão a transitar por capricórnio.
todos sabemos (ou alguns de nós sabem) que o medo é o repressor do Amor..que não devemos reger-nos pelo medo...intuitivamente sabemos que isto é verdade..mas colocar isto em prática é o mais dificil...como é dificil quebrar a barreira do medo...quanto medo há nisto...quanto medo há no arriscar..no aventurar...passar essa barreira ténue mas subtilmenten forte...o suficiente para fazer nosso plexo solar recolher-se...

Sem comentários: